SAIBA MAIS

Produção da Cachaça Doministro

A Cachaça Doministro é produzida exclusivamente com caldo de cana de açúcar de plantio e cultivo próprios,na propriedade rural onde está situado o Alambique, no município de Alexânia, Goiás. Observando-se as melhores práticas já consagradas como essenciais para obter a mais elevada qualidade da bebida final, a cana é colhida manualmente e esmagada no mesmo dia. O caldo é decantado, para remover fragmentos de bagaço, e em seguida diluído com água natural filtrada para ajustar o teor de sacarose (grau Brix) ao nível mais favorável para assegurar uma fermentação tranquila, que é feita por leveduras autóctones da própria região, concentradas previamente no “pé de cuba”, também produzido na fazenda. Por ser natural, esse processo de fermentação confere personalidade, aroma e sabor diferenciados à Cachaça Doministro.

O caldo é fermentado em bateladas individuais de aproximadamente 1.300 litros, acumulados em dornas de aço inox instaladas em ambiente protegido. Quando as leveduras transformam em álcool a maior parte da sacarose contida no caldo de cada batelada – processo que dura entre 20 e 30 horas, cerca de 1.200 litros do mosto fermentado são transferidos para o pré-aquecedor e deste para o destilador de cobre, dotado de serpentinas de vapor que aquecem lentamente o líquido, para dele extrair a cachaça.

O cuidadoso controle da temperatura possibilita a separação das frações de “cabeça” (porção inicial do destilado), do “coração” (porção intermediária) e da “cauda” (porção final).

Somente a porção de “coração” é aproveitada para armazenamento, envelhecimento e engarrafamento. Dessa forma, o Alambique de Cachaça Doministro lhe assegura a certeza de degustar um destilado da mais elevada qualidade, presente em qualquer das variedades nas quais nossa cachaça é apresentada e que podem ser adquiridas neste site, como descrito a seguir.

 

Tradicional

A Cachaça DOMINISTRO – TRADICIONAL repousa em
reservatórios de aço inoxidável por mais de seis meses,
imediatamente após sua destilação. É a única, dentre as diversas
variedades da Cachaça DOMINISTRO, que não é armazenada ou
envelhecida em recipientes de madeira, como ocorre com as
versões Prata, Ouro, Premium e Extra Premium da Cachaça
DOMINISTRO, as quais, antes do engarrafamento, repousam em
barris de carvalho ou dornas de jequitibá e amburana.
Não obstante, como aquelas outras variedades, a Cachaça
DOMINISTRO TRADICIONAL é também feita exclusivamente da
fração “de coração” do destilado. Proporciona assim, a quem
gosta do destilado puro, sem toque de madeira, a oportunidade
de degustar uma cachaça branca pura da mais alta qualidade,
que preserva intactos o aroma e o sabor peculiares da cana de
açúcar.

Embalagem – A Cachaça DOMINISTRO TRADICIONAL é oferecida
em garrafa de 700 ml, embalada em caixas de papelão ‘kraft” e
protegida contra choques por placas de isopor. Assim como a
Cachaça DOMINISTRO PRATA, a TRADICIONAL é especialmente
adequada para o preparo de uma caipirinha saborosa, que pode
ser consumida sem risco de ressaca.

 

Extra Premium 5 Anos Amburana

– A Cachaça DO MINISTRO “Extra Premium – Envelhecida 5 anos em barris de carvalho -com Amburana” é envelhecida por período de mais de 60 meses em barris de carvalho de 200 a 300 litros cada, com tempo de envelhecimento comprovado por sistema de controle e rastreamento garantido pelo produtor e sujeito à fiscalização do Ministério da Agricultura. Depois de ser extraída dos barris de carvalho nos quais permaneceu no mínimo por cinco anos, a Cachaça é armazenada por período adicional de seis meses a um ano em dornas de amburana, o que acrescenta à bebida um leve sabor e o aroma dessa madeira.

– Da mesma forma que em relação às Cachaças “Premium” e “Extra Premium 3 anos”, a legislação federal exige que a Cachaça DO MINISTRO “Extra Premium Envelhecida 5 anos em barris de carvalho – com Amburana” seja constituída exclusivamente do destilado envelhecido pelo período declarado de cinco anos, sem adição de qualquer quantidade de cachaça nova.
– Embalagem: caixa individual de cartolina impressa a cinco cores, protegida internamente contra choques por placas de isopor. A Cachaça DOMINISTRO “Extra Premium Envelhecida 5 anos em barris de carvalho – com Amburana” é própria para ser degustada pura, tanto à temperatura ambiente, quanto com gelo (“on the rocks”).

Extra Premium 5 Anos

– A Cachaça DO MINISTRO “Extra Premium” – Envelhecida 5 anos em barris de carvalho” é envelhecida por período de mais de 60 meses em barris de carvalho de 200 a 300 litros cada, com tempo de envelhecimento comprovado por sistema de controle e rastreamento garantido pelo produtor e sujeito à fiscalização do Ministério da Agricultura.

– Da mesma forma que em relação às Cachaças “Premium” e “Extra Premium 3 anos”, a legislação federal exige que a Cachaça DO MINISTRO “Extra Premium 5 anos” seja constituída exclusivamente do destilado envelhecido pelo período declarado de cinco anos, sem adição de qualquer quantidade de cachaça nova.
– Embalagem: Cada garrafa de 700 ml é embalada em caixa individual de cartolina impressa a cinco cores, protegida internamente contra choques por placas de isopor. A Cachaça DOMINISTRO “Extra Premium Envelhecida 5 anos em barris de carvalho” pode também ser adquirida engarrafada em frascos miniatura de 50 ml. A Cachaça DO MINISTRO “Extra Premium – Envelhecida 5 anos em barris de carvalho” é própria para ser degustada pura, tanto à temperatura ambiente, quanto com gelo (“on the rocks”). Fica igualmente saborosa quando gelada: a garrafa pode ser colocada no “freezer” sem risco de congelar.

Extra Premium 3 Anos

– A Cachaça DO MINISTRO “Extra Premium 3 anos” é envelhecida por período de mais de 36 meses em barris de carvalho de 200 a 300 litros cada, com tempo de envelhecimento comprovado por sistema de controle e rastreamento garantido pelo produtor e sujeito à fiscalização do Ministério da Agricultura.

– Da mesma forma que em relação à Cachaça “Premium”, a legislação federal exige que a Cachaça DO MINISTRO “Extra Premium 3 anos” seja constituída exclusivamente do destilado envelhecido por aquele período de três anos, sem adição de qualquer quantidade de cachaça nova.

– Embalagem: Cada garrafa de 700 ml é embalada em caixa individual de cartolina impressa a cinco cores, protegida internamente contra choques por placas de isopor. A Cachaça DOMINISTRO “Extra Premium 3 anos” pode também ser adquirida engarrafada em frascos miniatura de 50 ml.
A Cachaça DO MINISTRO “Extra Premium 3 anos” é própria para ser degustada pura, tanto à temperatura ambiente, quanto com gelo (“on the rocks”). Fica igualmente saborosa quando gelada: a garrafa pode ser colocada no “freezer” sem risco de congelar.

Premium

– A Cachaça DO MINISTRO “Premium” é envelhecida por período de mais de 12 meses em barris de carvalho de 200 a 300 litros cada, com tempo de envelhecimento comprovado por sistema de controle e rastreamento garantido pelo produtor e sujeito à fiscalização do Ministério da Agricultura.

– Conforme exigido pela legislação federal, a classificação “Premium” assegura que o destilado envelhecido seja engarrafado sem adição de qualquer quantidade de cachaça nova, sendo portanto constituído de 100% da bebida envelhecida nos barris que lhe deram origem.

– Embalagem: cada garrafa é embalada em caixa individual de cartolina, impressa a quatrocores, com proteção interna contra choques por placas de isopor. A Cachaça DO MINISTRO “Premium” é própria para ser degustada pura, tanto à temperatura ambiente, quanto com gelo (“on the rocks”). Fica igualmente saborosa quando gelada: a garrafa pode ser colocada no “freezer” sem risco de congelar.

Ouro

– A Cachaça DOMINISTRO “Ouro” é armazenada por período de mais de um ano em barris de carvalho de 200 litros cada, que conferem à bebida cor amarelada e aroma e sabor típicos daquela madeira. Embalagem: Cada garrafa de 700ml é embalada em caixa individual de cartolina, impressa a quatro cores, com proteção interna contra choques por placas de isopor. A Cachaça DOMINISTRO “Ouro” pode também ser adquirida engarrafada em frascos miniatura de 50 ml.
A Cachaça DO MINISTRO “Ouro” é própria para ser degustada pura, tanto à temperatura ambiente, quanto com gelo (“on the rocks”). Fica igualmente saborosa quando gelada: a garrafa pode ser colocada no “freezer” sem risco de congelar.

Amburana

– A Cachaça DOMINISTRO “Amburana” é armazenada por período de seis meses a um ano em dornas de amburana de 2.000 litros cada, que conferem à bebida a cor amarelada, bem como o aroma e o sabor típicos daquela madeira. Embalagem: cada garrafa é embalada em caixa individual de cartolina, impressa a quatro cores, com proteção interna contra choques por placas de isopor. A Cachaça DOMINISTRO “Amburana” é própria para ser degustada pura, tanto à temperatura ambiente, quanto com gelo (“on the rocks”). Fica igualmente saborosa quando gelada: a garrafa pode ser colocada no “freezer” sem risco de congelar.

Prata

– A Cachaça DO MINISTRO “Prata” é armazenada por período de mais de um ano em dornas de madeira de jequitibá rosa de 5.000 litros. A madeira de jequitibá altera pouco a aparência, o aroma e o sabor da Cachaça, que permanece quase incolor, com tom rosado quase imperceptível, preservando-se o gosto típico da cana de açúcar usada em sua produção.

– Embalagem: cada garrafa de 700 ml é embalada em caixa individual de caixa individual de cartolina, impressa a quatro cores, com proteção interna contra choques por placas de isopor. A Cachaça DOMINISTRO “Prata” pode também ser adquirida engarrafada em frascos miniatura de 50 ml. A Cachaça DO MINISTRO “Prata” pode ser consumida pura ou na preparação dos mais diversos drinques, sendo especialmente apropriada para a preparação da “caipirinha”.